segunda-feira, 24 de maio de 2010

Uma tal de convergência

Marcela Gonsalves
ma.picola@gmail.com

O termo convergência para explicar determinados efeitos da inovação técnico-científica foi cunhado pelo cientista político Ithiel de Sola Pool. Ele foi um dos pioneiros na pesquisa sobre a relação entre tecnologia e sociedade e um entusiasta da liberdade que ela poderia proporcionar ao homem. Em uma de suas mais famosas publicações, Technologies of Freedom (1983), ele constrói um panorama visionário de como os novos meios digitais poderiam revolucionar a vida social e política.


Outro importante trabalho foi o que desenvolveu em parceria com Manfred Kochen, publicado em 1978 e considerado uma das primeiras teorias sobre redes sociais. O estudo é uma tentativa de demonstrar matematicamente a probabilidade de que cada membro dentro de um grupo de pessoas estaria conectado aos demais por um certo número de ligações. A teoria inspirou o trabalho do psicólogo Stanley Milgram, que a reformulou como “o problema do mundo pequeno” e deu origem à idéia dos “Seis graus de separação”.

Pool foi o fundador do departamento de Ciências Políticas do MIT, instituto ao qual dedicou 30 anos da sua vida acadêmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário