Stephanie Kim Abe
“Eu encaro como um desafio pessoal achar uma maneira de tirar a teoria cultural das livrarias do gueto acadêmico e abrir um espaço maior para discutir sobre a mídia que é importante para nós do ponto de vista do consumidor”. Henry Jenkins
Fascinado desde criança pela cultura popular, Henry Jenkins sempre se interessou por ficção científica, lia gibis e colecionava bonecos de personagens de televisão. Talvez seja por causa dessa infância que ele se dedica a falar da mídia através da visão dos consumidores, como ele próprio escreve no trecho acima.
Os principais temas de seus estudos, encontrados nos mais de 10 livros já publicados, são a cultura participativa, o engajamento do público e a relação dele com as mídias,
e a convergência midiática. Em defesa de todos os tipos de consumidores, entre eles fãs, bloggers e “gamers”, Jenkins já testemunhou perante a audiência do Comitê de Comércio do Senado americano sobre “Violência no Marketing para a Juventude”, após o episódio de Columbine, se posicionou contra a censura de jogos de videogame e defendeu uma educação de mídia para os consumidores frente à Comissão Federal de Comunicações. Além disso, também está frequentemente na imprensa discutindo as mudanças que ocorrem no mundo tecnológico e a cultura popular.
Nascido em Atlanta, Georgia, em 1958, foi professor de Ciencias Sociais e fundador do programa de Estudos de Mídia Comparada do MIT (Massachusetts Institute of Technology). Atualmente, está trabalhando na co-autoria de um livro sobre “mídia disseminante” (“spreadable media”), com Sam Ford e Joshua Green.
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