raqueltorres.jor@gmail.com
Muitas empresas não contam com a astúcia de seus consumidores ao oferecer seus produtos. Em séries de tv, televisão, livros e jogos, uma pessoa pode não só desvendar mistérios antes de sua exibição (no caso de séries de tv ou livros publicados capítulo a capítulo na internet) como revelar o final das tramas que já estão no mercado.
A parte de desvendar está mais ligada a um esforço coletivo, em comunidades sociais, para compreender o produto (veja o exemplo de Lost e de games) o que caracteriza um diálogo intenso entre empresas e consumidor. O outro, que é na verdade a origem do termo, é o de contar finais de filmes, por exemplo.
Ver um spoiler na internet é sua escolha. Quando um amigo deixa escapar um final de filme é irritante e, realmente, estraga. Mas ao procurar pelo conteúdo, será mesmo que o termo é válido?
Walktroughs já me ajudaram a zerar diversos jogos e, confesso que a miscelânia de Lost me fez correr atrás de respostas (já que, na época, a série ainda previa mais algumas temporadas). Para você, the spoiler spoil or not?
Nenhum comentário:
Postar um comentário